O grande projeto da sua vida

Vou lhes dizer uma coisa que você já pode ter ouvido de diversas formas e por diversas fontes diferentes, mas talvez a ideia não tenha chegado tão clara em sua mente: O grande projeto da sua vida é você.

É isso mesmo: você.
Pode parecer óbvio e ao mesmo tempo estranho, mas é tão claro que chega a doer lá dentro não chega? Quando me dei conta disso meu estômago deu aquela revirada gostosa de quando alguma coisa finalmente faz sentido dentro da gente.

Eu fiquei extasiada, anestesiada e boquiaberta quando esta ideia finalmente se instaurou. A ideia de que tudo que eu fazia, projetava, analisava, pensava, no fundo era com este grande propósito: o construir e fazer emergir o que há de melhor nesse ser único que sou eu.

Às vezes você pode pensar que o grande projeto da sua vida é aquele trabalho que você sempre sonhou, ou aquela carreira, é uma pesquisa, um estudo. Pode pensar que o grande projeto da sua vida é ajudar outras pessoas, é ensinar, é escrever. E provavelmente isso é verdade. Esses são grandes projetos em sua vida e muitos deles lhe dão propósito e preenchem o grande projeto. E o grande projeto é você. Os projetos que citei agora podem dar errado e então vir àquela sensação de frustração, de incapacidade, de fracasso. Ilusão. Ainda que esses projetos deem errado na primeira, na segunda, na terceira tentativa, no fundo você estará trabalhando em um projeto maior: você.

Então não se perca. Ainda que as coisas “deem errado” não se perca.

Talvez você tenha lido isso e pensado que eu disse que você é um ser egocêntrico que precisa estar pensando unicamente em si mesmo, mas definitivamente não é isso. Dedicar-se ao seu grande projeto não é satisfazer suas vontades e sim construir-se, enxergar-se, aprofundar-se no autoconhecimento. Como qualquer outro projeto é necessário estudo, entrega, aceitação e, principalmente, uma grande dose de fé, proteção e confiança em Deus.

Você é o seu grande presente. Quando nasceu aqui na Terra, naquele exato momento, trazendo consigo um tanto da carga genética e energética do seu pai e da sua mãe você ganhou um grande presente. Esse presente que é o dom da vida era você. Era a possibilidade de se aperfeiçoar, de se conhecer, de se amar, de se perdoar, de se abrir, de se encontrar, de ser você. A possibilidade de se descobrir em suas melhores formas, nas melhores cores.

É claro que você pode escolher devotar a sua vida aos seus filhos, aos seus pais e até mesmo à sua carreira. Pode escolher dedicar-se às outras pessoas, ou a uma missão pessoal, mas, não se esqueça: tudo que você faz e escolhe impacta principalmente em você mesmo. É você quem vai viver sua própria vida, e ninguém pode fazer isso em seu lugar.

Que alegria e benção se ao construir a si mesmo você tornar a vida de outras pessoas melhor. Que alegria e benção se o seu grande projeto envolver ajudar no projeto das outras pessoas. E pode acreditar que o seu projeto sempre envolve o projeto de outras pessoas, em uma via de mão dupla, aonde você irá ajudar e ser ajudado.

Digo isso tudo para que você não perca tempo. Não se perca em projetos que não fazem sentido lá dentro do seu âmago; não se perca em projetos que não fazem seu estômago borbulhar, que não lhe enchem a alma e o coração de certezas, que não brilhe os olhos. Não se perca acreditando que o grande projeto da vida é ficar rico, ou famoso, ou ser reconhecido. Buscar o reconhecimento fora de si mesmo dificilmente irá lhe trazer satisfação.


O grande projeto da sua vida é você. Este projeto está em suas mãos e, sempre que pedir, e muitas vezes sem que você saiba, está também sob o amparo de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas